Telefones Ligue para (19) 3561-1516 ou (19) 3562-7748 Curta nossa Página

Paisagismo ARQUITETURA PAISAGÍSTICA

?Há sempre a necessidade de não cortar os tênues laços que nos ligam à natureza. Meio que inconsequentemente, sabemos que este vínculo é indispensável para manter uma conexão com a própria vida.? (Roberto Burle Marx)

O arquiteto paisagista é um profissional especializado em estabelecer conexões entre o natural e o construído, em criar soluções para situações específicas que contribuem para melhorar a qualidade de vida de todos, seja na área urbana ou rural. Em seus projetos, ele tem a condição de manipular a complexidade ecológica, econômica e social de cada lugar, para enfrentar os inúmeros problemas cotidianos, advindos do padrão brasileiro de urbanização.

Apesar das causas das mudanças climáticas extrapolarem as fronteiras das cidades ou mesmo de países, o arquiteto paisagista pode ajudar a mitigar os seus efeitos nocivos, como aumento da temperatura, secas ou inundações - efeitos sentidos intensamente em metrópoles como São Paulo tanto quanto em inúmeros outros municípios brasileiros.

Com o entendimento abrangente que lhe é necessário, o arquiteto paisagista, mesmo em intervenções pontuais, pode buscar em seus projetos uma maior permeabilidade do solo para favorecer a rega hídrica e minimizar inundações, usar vegetação adequada para arborização, favorecer sistemas de lazer e recreação, corredores de circulação de veículos e pedestres, bem como explorar novas modalidades de jardins urbanos, como tetos e paredes verdes, recuperar áreas

degradadas e integrar a coleta das águas de chuvas e o tratamento das águas cinzas, entre tantos outros exemplos de ações que lhe competem.

Além de projetar e implementar soluções integradas entre as necessidades técnicas, ambientais e estéticas, variando de pequenos espaços a praças, parques, setores urbanos e mesmo grandes áreas rurais, o arquiteto paisagista está preparado para mediar relações entre diversos profissionais envolvidos em operações urbanísticas ou ambientais, como engenheiros, geógrafos, geólogos, agrônomos, biólogos, entre outros, já que os projetos de Arquitetura Paisagística têm a capacidade de expressar e comunicar em sínteses criativas os diversos ?inputs? dessas áreas.

Dada essa capacidade de propiciar prazer com ambientes agradáveis, favoráveis à fauna, ao convívio das pessoas, nos quais a vegetação cumpre papel fundamental mediante a exuberaria de suas folhas, flores e aromas, a pergunta a se fazer deveria ser invertida: por que não um arquiteto paisagista?

Em parceria com o arquiteto paisagista Thiago Terassi, a construtora Construcil traz para seus clientes sempre as mais inovadoras e melhores opções. Agende uma visita e faça um orçamento sem compromisso pelo número (19) 9.9246.2735, e-mail thiagoterassi@me.com ou diretamente pela Construcil, sua construtora de confiança.

Fonte: materiais CAU/SP

Categorias